BENEFÍCIOS DOS FRUTOS DO MAR PARA SAÚDE

20 de out de 2013

 

prato-peixes

Além de saborosos, os frutos do mar trazem aos seus consumidores muitos benefícios   para a saúde, que  são largamente conhecidos. Todos eles são ricos em minerais essenciais e uma das principais fontes de ácidos gordos Ômega 3, uma gordura bastante importante para nosso organismo, já que não somos capazes de produzi-la e nos ajuda na redução do risco de doenças, além de  proteínas, Vitamina 13, Cálcio Selênio e ferro,que fortalecem o sistema imunológico e contribuem para a redução dos níveis de colesterol.

images (26)

O consumo constante, previnem contra a demência, evitam o diabetes, diminuem as chances de depressão, ajudam na formação dos músculos e protegem contra doenças cardiovasculares.

Entenda melhor:

Saúde Cardíaca: Os Ômega 3, encontrados nos mariscos são ácidos graxos poliinsaturados conhecidos por proteger o corpo contra doenças cardíacas. Chamados de “gorduras boas”,  ajudam na redução do colesterol, diminui a coagulação do sangue, relaxa e diminui a inflamação nos vasos sanguíneos. Também ajuda na prevenção do ritmo cardíaco irregular e facilita uma maior variabilidade entre os batimentos cardíacos, reduzindo o risco da arritmia .

Artrite:  O ômega 3 do marisco ajuda nas articulações da cartilagem e outros tipos de tecido. Ajuda a regular e estabilizar o equilíbrio do colágeno e minerais nos ossos e tecidos circundantes. Esse peptídeos  podem combinar com ômega 3, em moléculas para proporcionar benefícios anti- inflamatórios poderosos para articulação.O elevado teor de vitamina D encontrada nos mariscos também foi estudada na prevenção da inflamação indesejada, reduzindo a fadiga e rigidez matinal.

 Saúde dos olhos: ômega3, os ácidos gordos essenciais nos mariscos, também oferecem proteção substancial contra a degeneração macular ( DMRI) do olho, uma condição na qual a visão fina se deteriora, resultando em perda de visão central e é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 50 anos.Estudos também sugerem fortemente que o aumento da ingestão de ômega 3, podem reduzir o risco da síndrome do olho seco, uma causa comum nas queixas oculares.

 Pele e cabelo: Os ômegas 3, encontrados nos mariscos estimula a produção de fortes fibras de colágeno e elastina, que contribuem para a pele com um aspecto mais jovem e também são conhecidas por aliviar as manchas na pele e manter um bom brilho do cabelo. O  ômega 3 fornece alimento para os folículos capilares, ajudando o cabelo a crescer e evitando a queda de cabelo. Uma fonte rica em proteínas, também importante para a saúde e crescimento capilar.

 Prevenção do câncer : Os ômegas 3, também são poderosos aliados na luta contra o câncer. Eles foram conectados à diminuição do risco de vários tipos da doença, incluindo o câncer do colo retal, próstata e câncer de mama. A  ingestão regular de ômega-3 é particularmente eficaz contra os cânceres relacionados com as células do sangue ou linfa, como a leucemia, mieloma múltiplo e linfoma não -Hodgkin. O consumo de peixe gordo apresenta substancial proteção contra o carcinoma de células renais, a forma mais comum de câncer de rim.

Benefícios cognitivos:  outro benefício é o auxilio na diminuição do declínio cognitivo e doença de Alzheimer através da promoção de um suprimento de sangue saudável para o cérebro, reduzindo a inflamação, e ajudar a transmissão de sinais elétricos no cérebro. Pesquisa com células do cérebro mostra um ômega-3 ácidos graxos chamado DHA, pode ajudar a aumentar a produção da proteína LR11, que destrói as placas de beta-amilóide associadas à doença de Alzheimer. A vitamina D também tem demonstrado ser um fator importante no suporte da função cognitiva, e os peixes gordos e mariscos são abundantes neste nutriente.

Benefícios para o humor: Uma dieta rica em frutos do mar pode melhorar seu humor e poupar stress. os ácidos gordos  ajudam a melhorar o fluxo de sangue e pode afetar os hormônios e o sistema imunológico,  com efeito importante sobre a função cerebral. O ômega-3, DHA, é usado em canais iônicos no cérebro, ajudando transmitir sinais elétricos,  envolvido no metabolismo da serotonina, um fator chave na depressão.

Tireóide: Outra vantagem de consumir mariscos, é em relação a tireóide, que os benefícios são imensos , pois  por virem do mar para o nosso prato, eles são ricos em iodo, o mineral mais importante para a saúde da glândula, já que ele é o principal ingrediente na receita dos hormônios tireoidianos. Inclusive, é a quantidade de moléculas de que determina e diferencia os dois compostos, T3 e T4. Já foi comprovado e é atestado pelos médicos que a falta desse nutriente influencia diretamente no surgimento de males da tireóide, até porque, se os hormônios não forem produzidos, não há como eles atuarem na modulação do organismo. Porém, se eles são super indicados quando o trabalho da tireóide está abaixo do esperado, pessoas com hipertireoidismo devem tomar mais cuidado com seu consumo. Esses itens também contêm selênio zinco, minerais que influenciam na ação dos hormônios nas células do corpo, pois tem um papel muito importante na transformação do T4 em T3. Eles contam também com a presença da vitamina A, que modula a produção de TSH (sigla inglesa para Hormônio Estimulante da Tireoide), incentivando o órgão a produzir mais, sendo muito importante para quem tem hipotireoidismo.

Agora, com mais informações sobre os frutos do mar e sabendo que  esses alimentos fazem mais bem pra saúde do que imaginávamos, é só escolher a forma de preparo que mais agradar . Bom apetite e boa saúde!

essa

 

 

fonte: http://www.saudedica.com.br/os-7-beneficios-do-marisco-para-saude/

 

 

Comentários

PATROCÍNIO:

Hiper Ideal Adega Tio Sam Bebidas electrolux cielo

APOIO REALIZAÇÃO:

Prefeitura de Mata de Sao Joao Sebrae Senac Turisforte Secretaria de Turismo

APOIO EXECUÇÃO:

CM Venturoli Faculdade Ruy Barbosa Nubia Sonja Tivoli Hotels & Resorts

APOIO INSTITUCIONAL

Central de negócios Abrasel

APOIO DIVULGAÇÃO:

Conssecionaria Litoral Norte

CURADORIA TÉCNICA E PRODUÇÃO GERAL

Tereza Paim 2D Markeitng Promocional
 
 
 

Edições Anteriores: 2012 | 2013