Bahia Turismo

Chefs e Sabores

CHEF TEREZA PAIM – BA

Chef do Jantar “Tempero no Tivoli”

Baiana, formada em Ciências da Computação e Engenheira de Qualidade, com mestrado em Marketing e Gestão pela Universidade de Lisboa, mas que trocou toda a sua experiência corporativa pela sua vocação gastronômica, de onde acumula outras formações acadêmicas, dentro e fora do Brasil. A idealizadora  e anfitriã do Tempero no Forte, hoje comanda um dos mais famosos restaurantes de Salvador,o Casa de Tereza, que  já não é apenas um pólo de gastronomia, mas também de cultura, sendo um espaço altamente concorrido para a realização de eventos ligados às mais diversas expressões de arte.

http://casadetereza.com.br/

CHEF CASALES – BA Vila Gourmet - Pousada Sobrado da Vila

Prato: Tapa de Lagostim com Ramon Serrano (TRIPARTITE)

O Chef Casales é ex-aluno do Curso de Cozinha do SENAC-BAHIA. Filho do Chef Martinez (imigrante espanhol, radicado na Bahia à 50 anos), Casales conta que a gastronomia sempre fez parte da sua vida. Com 24 anos ele resolveu se profissionalizar, e por ter nacionalidade espanhola, encontrou facilidades para estudar fora do País, onde aprendeu muito. Trabalhou 9 anos na Espanha em grandes hotéis e restaurantes de Palma de Mallorca e da Galícia. Concluiu os cursos de especialização em cozinha espanhola e mediterrânea ,além de novas técnicas gastronômicas na Universidade de Sevilla.

Agora de volta a terras brasileiras, vem ministrando aulas de cozinha espanhola e trabalha com o serviço CHEF EM CASA, onde vai na casa dos seus clientes e faz um espetáculo gastronômico, elaborando os pratos “ao vivo” para os convidados. Casales também presta serviço de consultoria gastronômica.

https://www.facebook.com/chefsancasales?ref=br_rs

CHEF DANIELLA PADALINO – SPTerra Brasil

Prato: Aligot de aipim com camarão crocante e creole de marisco e pitanga

Com mais de 15 anos de prática na cozinha de eventos,a chef paulista se formou com o talento e a coragem exigidos para enfrentar a cozinha mais desafiadora da gastronomia, a dos banquetes e eventos.
Com estilo próprio e atraentes interpretações, seus pratos revelam a sabedoria dos ingredientes  com boas técnicas, adquiridas com curiosidade e dedicação naturais de quem quer sempre encantar mais.
Dani aplica as técnicas da cozinha molecular em sua cozinha buscando oferecer novas texturas para seus pratos. A técnica é muito útil ao serviço de banquetes, pois permite preservar sabor e propriedades das preparações e, sobretudo, desenvolver novos formatos onde os sabores podem se misturar.

Dani Padalino consolidou sua experiência e os conhecimentos que se entretém a pesquisar e testar para se mostrar ao mercado, no momento em que completa sete anos à frente da cozinha da Banqueteria Nacional.

CHEF FABRÍCIO LEMOS – AL MARE – BA

Prato: Chef do “ TRIO do MAR ” - JANTAR VIA DOS CORAIS

Site: http://www.almaresalvador.com.br/chefe.php

Fabricio Lemos tem 33 anos, Natural de Salvador, morou 13 anos nos Estados Unidos onde formou-se pela centenária escola de Gastronomia francesa  Le Cordon Bleu.  Durante o período, morou no exterior. Fabrício trabalhou em diversos restaurantes da luxuosa rede de hotéis Ritz Carlton Key Biscayne, Coconut Grove e Amelia Island – FL, com larga experiência nas culinárias mediterrânea, italiana, francesa e espanhola. Foi no exterior que aprendeu a dominar a sutileza da cocção dos frutos do mar. Voltou para Salvador disposto a ver a gastronomia local e encontrar o caminho da evolução. Depois de uma rápida passagem pelo Mistura, em Itapuã, Fabrício criou o conceito da cozinha do Al Mare, onde fez um menu diferente, mais sutil em sabores e mais sofisticado na apresentação. Em Salvador, o Chef Fabrício Lemos criou uma rede de parceiros nas colônias de pescadores que avisam quando estão chegando os produtos fresquíssimos. É com eles que o chef tem criado pratos que encantam, pela diversidade de sabores e pela apresentação; quase pinturas em tons pastéis.

Quem quiser conferir o trabalho de Fabrício Lemos, o Al Mare abre diariamente, a partir das 11h, e só fecha com o último cliente.

CHEF GABRIEL LOBO | Cozinha de Guerrilha, Salvador – BA

Prato: Chef do “ TRIO do MAR ” - JANTAR VIA DOS CORAIS

Formado em Gastronomia pela Estácio Bahia, trabalhou na Espanha com o grupo Sagardi Gastronomia Vasca Original e se especializou em açougue e charcutaria com os produtores Cal Rovira (Sagàs – Cataluña), Los Romeros de Alanis (Alanis de la sierra-Andalucía) e Embutidos Flores (Arbizu – Navarra). Trabalhou dois anos e meio com o Chef Edinho Engel no Amado, onde teve a oportunidade de participar como Sub-chef em três edições do Paladar Cozinha do Brasil em SP. Estagiou e fez trabalhos com grandes nomes da gastronomia brasileira como Alex Atala, Roberta Sudbrack, Claude Troigros, Jeferson Rueda, Erick Jacquin. Hoje tem o curso Cozinha de Guerrilha, onde passa os fundamentos da cozinha profissional para pessoas que querem aprender a cozinhar de verdade sem se preocupar com receitas. Soluções para problemas na cozinha do dia a dia (sem desperdícios, comida bem elaborada, praticidade).

CHEF ISAIAS NERIES – BA/RJPorto da Lua

Prato: FRUTOS DO MAR COM ALBACORA E FARINHA D'ÁGUA - albacora, pirão de farinha d’água, lula, polvo e camarão

O mais revelador do trabalho do chef Isaias Neries é sua capacidade de apresentar sempre o inesperado. Muitas vezes, até mesmo ele se surpreende com as próprias invenções.

Nascido em Santo Amaro da Purificação, terra da família de Dona Canô Velloso, Isaias já perdeu as contas de quantos anos vive no Rio. Eleito chef revelação em 2008, e a melhor feijoada da região serrana e entre as 10 melhores do Rio em 2007, participou do jantar de gala do Big Brother Brasil 5 em 2005, participou do Dinner in The Sky – jantar nas alturas em 2010, participante ativo em quatro edições da BioFach, feira de produtos orgânicos em Nuremberg, Alemanha, em 2010 assina o cardápio do restaurante Caíque do Clube Caiçara da Lagoa

CHEF IVAN ACHCAR – SPRisoteria

Prato: Risoto de bobó de camarão com palmito pupunha, castanha de caju e brotos de coentro.

Ivan iniciou sua trajetória gastronômica como banqueteiro, logo após passou pela revolução da cozinha de boteco no Salve Jorge e caminhou para a gastronomia no Epice. Logo após essas experiências foi para o Cafe Journal  e em seguida assumiu também a cozinha da Casa da Fazenda do Morumbi e tornou-se  Chef executivo, comandando as duas casas.
O chef Ivan foi o responsável pela implementação da cozinha brasileira na Casa da Fazenda e tem orgulho de ser um dos raros chefes em São Paulo a dominar e praticar a culinária paulistana.
Ivan é um estudioso e pesquisador  de produtos e ingredientes brasileiros e é dessa forma que ele  testa suas receitas, com a finalidade de elaborar sempre os melhores pratos para compor seus cardápios.
Dono de um estilo que alia aromas, sabores e elementos das imigrações que caracterizam a cidade de São Paulo, Ivan mantém seu foco na cozinha brasileira, mas imprime sempre características urbanas de São Paulo.

CHEF LISIANE AROUCA – BA

Prato: Chef do “ TRIO do MAR ” - JANTAR VIA DOS CORAIS

Lisiane Arouca, 35 anos,Chef Patissier e Cake Design,formada em Gastronomia pela Estácio Bahia e no curso de Chef de Cozinha pelo Senac. Trabalhou no restaurante Ercolano, como Chef Patissier assinando o cardápio de sobremesas, assim como no Zank Hotel Boutique. Participou do Nordeste Gourmet e Expo Chocolate de São Paulo Realizou eventos gastronômicos na Florida (EUA). Fez publicidade para a Farinha Finna, contando um pouco da sua trajetória até chegar a gastronomia Hoje sócia – proprietária do 4Chef’s,empresa especializada em confeitaria personalizada. O grupo oferece serviços de buffet e patisserie, entre eles, chás, brunch e home chef. Alem de terceirizar sobremesas para os restaurantes mais conceituados da cidade.

CHEF JORGE MIGUEL OLIVA – BA

Aula na Cozinha Show – Azeite de Oliva: como comprar, armazenar e usá-lo na cozinha

-Formado em Gastronomia
-Pós Graduando em Gestão da Segurança de Alimentos
-Especializado na Cozinha Mediterrânea
- Estudioso e pesquisador sobre o alimento Azeite de Oliva

CHEF MORENA LEITE – BA/SP

Chef do Jantar “Tempero no Tivoli”

Nascida em 1980, Morena Leite foi levada ainda bebê por seus pais para Porto Seguro, na Bahia. Lá, eles comandavam um pequeno restaurante que, devido ao sucesso, acabou transformando-se também em uma pousada, em Trancoso. Foi próximo a uma cozinha que a paulista/baiana cresceu, sempre em contato com os mais diferentes ingredientes e temperos. Apesar desse  contato desde criança, seguir no ramo da gastronomia não foi uma decisão imediata. Ainda adolescente, Morena foi para a Inglaterra, estudar em Cambridge, mas quando passou por Paris sua verdadeira paixão foi despertada.

Ela conheceu a renomada escola de gastronomia “Le Cordon Bleu”, na qual entrou e estudou por quatro anos. Já com 19, Morena deixava Paris formada em cozinha e pâtisserie. Logo que retornou a São Paulo teve o desafio de comandar o restaurante aberto pela família na cidade da garoa, o Capim Santo, mesmo nome da pousada de Trancoso.

 

 

CHEF OTAVIA SOMMAVILLA – SPTango Café

Prato: Quiche Oriental

Otavia Sommavilla é confeiteira especializada na decoração artística de bolos desde 2005. Fez estágios e cursos com mestres renomados, como Margaret Braun, Colette Peters, Alan Dunn, Maisie Parrish, Debbie Brown e Lindy Smith. É autora do livro “Doce Brasil Bem Bolado”, possui um atelier gastronômico em São Paulo, onde desenvolve bolos para eventos e festas em geral,  ano passado, apresentou-se como chef convidada na Frankfurt Buchmesse, Feira de livros de Frankfurt, maior evento literário do mundo, apresentando seu livro e ministrando aula sobre bolos com ingredientes brasileiros.

PAULO DE OLIVEIRA NETO – SP

Aula na COZINHA SHOW – “A Cozinha Afro Brasileira – Receitas da Diáspora”

Paulo de Oya, estudioso da cultura afro descendente,em todos os seus aspectos, dança,costumes,ritos e ritmos, desde 1970. Esteve na África para entender a culinária matriz e a da diáspora, se especializando nas relações entre a comida e o seus significados  mais  profundos, desvendados através dos ingredientes e a ordem do seu preparo. De maneira empírica ,o então Chef Paulo de Oya, mostra a força da culinária  negra na mesa brasileira .

 

CHEF ROGÉRIO DE SIQUEIRA – TIVOLISombra do Coqueiral -TIVOLI

Prato: Ceviche de Frutos do Mar

O chef paulista Rogério de Siqueira acaba de assumir a gastronomia do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, na Bahia, com a proposta de oferecer um novo mix entre a culinária baiana, a sofisticação da alta gastronomia internacional e o conceito de comfort food. Com mais de 10 anos de experiência em gastronomia hoteleira, Rogério traz em seu portfólio experiências em importantes redes hoteleiras.

Formado como chef de Cozinha Internacional pela C.I.A. Culinary Institute of America, no Hotel Escola Senac em Águas de São Pedro, começou sua carreira nos hotéis escola do Senac. Posteriormente, trabalhou em restaurantes de culinária francesa, argentina e brasileira, mas foi no Sheraton que sua carreira tomou forma. Em mais de dez anos percorrendo hotéis da rede teve a oportunidade de conhecer diversas culturas e mergulhar em novos universos da gastronomia, aprimorando seus talentos. Trabalhou em diversas áreas, aprendeu novos idiomas, fez contatos e se tornou um profissional altamente requisitado.

PATROCÍNIO:

Hiper Ideal Adega Tio Sam Bebidas electrolux cielo

APOIO REALIZAÇÃO:

Prefeitura de Mata de Sao Joao Sebrae Senac Turisforte Secretaria de Turismo

APOIO EXECUÇÃO:

CM Venturoli Faculdade Ruy Barbosa Nubia Sonja Tivoli Hotels & Resorts

APOIO INSTITUCIONAL

Central de negócios Abrasel

APOIO DIVULGAÇÃO:

Conssecionaria Litoral Norte

CURADORIA TÉCNICA E PRODUÇÃO GERAL

Tereza Paim 2D Markeitng Promocional
 
 
 

Edições Anteriores: 2012 | 2013